GUIA DE ESTUDOS: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE COMUNICAÇÃO

by - 11/30/2023

     

livros e café

            Olá! Hoje dou início aos resumos do que venho estudando utilizando o livro Propaganda - Teoria, Técnica e Prática - 9ª edição revista, dos autores Armando Sant’Anna, Ismael Rocha Junior e Luiz Fernando Dabul Garcia. 

> Acesse a página “Estudos” para acompanhar as demais postagens.



 

Julgo que ler a apresentação antes do capítulo de introdução facilitou muito a minha leitura, de modo que me preparou e me contextualizou a respeito do que cada capítulo abordará. Então fica a dica! 


A introdução aborda conceitos fundamentais de forma bem didática, preparando um campo de raciocínio em que você consegue traçar as conexões entre teoria e prática de forma simples. Diferente do que senti na faculdade, em que os assuntos eram tratados de forma isolada, tendo que iniciar e encerrar uma matéria, para só futuramente ou em outra disciplina, observar como os conceitos poderiam ser aplicados na prática, o que era um pouco desmotivador. Já a linguagem desse livro constrói um aparato geral, abordando as definições teóricas, exemplificando como é a prática no mercado, quais os recursos utilizados e suas consequências dentro do próprio capítulo.




PRINCIPAIS TÓPICOS DE INTRODUÇÃO


  1. Comunicação
  2. Como o brasileiro percebe e avalia a propaganda
  3. Noções de Marketing
  4. Promoção de vendas
  5. Pesquisa de Mercado e Pesquisa Motivacional 
  6. Referências



1. COMUNICAÇÃO


Conceito: é um processo de transmitir ideias entre indivíduos, e para que haja essa transmissão é necessária a interpretação do conteúdo, para assim compreender o significado. 




COMUNICAÇÃO DE MASSA


Não se trata apenas dos seus meios de recursos de sistemas de comunicação, como por exemplo, o Rádio. A comunicação de massa, envolve condições de operação, a natureza da audiência.



Cenários históricos:

  • Revolução Industrial (e as mudanças causadas no comportamento)
  • Perda da exclusividade da Elite
  • Enfraquecimento dos laços tradicionais
  • Estudos iniciais em campos de sociologia, posteriormente adentraram o período “entre guerras”
  • Sistema capitalista 



MASSA

A comunicação de massa é dirigida para uma audiência relativamente grande, heterogênea e anônima. Ela pode ser caracterizada como pública, rápida e transitória. p.3


Leva em consideração que as pessoas não estão conectadas entre si. Ignora a interação e troca. 

> O livro aborda os componentes sociológicos de Herbert Blumer (sociólogo) para identificar a Massa.



MODELO DE AGULHA HIPODÉRMICA
  • As informações são “injetadas” diretamente nos membros de uma audiência individual, através da mensagem. A comunicação pode influenciá-los ou não.
  • O isolamento do indivíduo é sua principal característica.
  • Abriu caminho para novas linhas de estudos de comunicação.
  • Pesquisas instrumentalizadas pelas Forças Armadas. > Com intuito de compreender os processos comunicativos e uso midiático.


Mudança de conceitos:


CÍRCULO DE INFLUENCIADOS
  • Maior destaque ao contexto social > o membro da audiência faz parte de uma rede (famílias, grupos, círculos ocupacionais) que influenciam suas opiniões e atitudes.
  • A mensagem atinge primeiro uma camada da sociedade, que transmite essa mensagem. > São os líderes de opinião e influenciadores que contribuem para a disseminação.

O livro ainda ressalta, que as pessoas podem apresentar comportamento diferente do esperado, já que não reagem sempre da mesma forma. 




2. COMO O BRASILEIRO PERCEBE A PROPAGANDA


Nessa parte do livro, encontramos diversas pesquisas que contextualizam mais sobre a população brasileira e as empresas. Eu particularmente gostaria de conferir novos dados, para entender como a pandemia e o uso de novas tecnologias afetaram esse cenário, mas infelizmente não encontrei dados recentes. 


O Censo utilizado no livro é de 2010, em 2022 foi realizado um novo Censo que ainda não foi publicado ao todo, e que é muito discutido as circunstâncias em que foi realizado e como isso pode ter impactado os resultados reais. 


Mas se o Censo é associado como base para políticas públicas, por que é tão relevante para a comunicação social? 

            > Nosso sistema econômico é baseado em consumo, quanto maior a população, maior o consumo e a força de trabalho. Por isso é interessante acompanhar o contexto nacional.

            Conhecer os dados regionais também facilita a eficiência da publicidade, uma vez que os costumes mudam e a forma de conteúdo deve se adequar.


Alguns dados que contextualizam o público:

  • De região
  • Idade
  • Gênero
  • Indicadores de cor e raça 
    • Identidade Racial
  • Religião
  • Concentração de renda
    • Existência de bens duráveis em domicílios
    • Desenvolvimento econômico
    • Classes sociais
    • Status


Além de ter o contexto socioeconômico, é interessante para observar o desenvolvimento do consumo, já que influencia na promoção de novos hábitos de consumo, o consumidor deixa de consumir apenas o essencial.


O aumento do poder aquisitivo da população, e consequentemente da educação, tende a elevar a demanda por produtos e serviços mais especializado (...) p.20


O que me deixa curiosa também, seriam os dados de uso de internet e utilização de celular, já que houve uma grande mudança desses hábitos, transformando o nosso consumo e relacionamentos. 




SOBRE MARCAS

É utilizada a pesquisa da Interbrands para destacar os fatores internos e externos, para destacar uma marca forte. 


Internos:

  • Clareza;
  • Comprometimento;
  • Proteção;
  • Capacidade de resposta.

Externos:

  • Autenticidade;
  • Relevância;
  • Diferenciação;
  • Consistência;
  • Presença;
  • Entendimento.

> Pesquisas de marcas são interessantes para compreender como está o consumo no mercado, os desempenhos de setores, avaliar a inserção ou saída de um setor, entre outros.




3. NOÇÕES DE MARKETING


Essa parte simplesmente foi uma virada de chave na minha forma de enxergar o Marketing como um todo. Tendo esses conceitos claros na mente, auxiliam na prática e estruturação de estratégias. Facilitando a categorização do que deve ser feito, como deve ser transmitido e quais as consequências esperadas.



Conceito:

Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores. - Kotler.


Engloba o planejamento anterior ao produto/serviço, o produto/serviço e as atividades relativas à eles, ou seja, as funções do marketing (compra e venda, logística, funções facilitadoras).



Estudos:

  • Mercado (tendências)
  • Consumidor (preferências)
  • Informação (comunicação)

O que deve conter no plano de marketing?

  • Pesquisa de mercado
  • Análise de produto e seu preço (planejamento do produto)
  • Meios de comunicação e políticas de divulgação
  • Sistema de vendas e controle de atividades (distribuição)


4 P’s (Produto, Preço, Praça, Promoção) - Mix de Marketing ou Composto Mercadológico.



Tipos de marketing:

Marketing Cultural > Visa conquista, consolidação e simpatia pela empresa.

Marketing esportivo > Precisa haver adequação entre marca e esporte.



Merchandising 

(utiliza estratégias e ações para exposição de produto)



homem segurando copo de café



Personagens do dorama She Would Never Know aparecem fazendo merchan com café do McCafé em todos episódios.


O que mais me chamou atenção, foi a utilização no entretenimento, como conteúdos audiovisuais, em que o produto é vinculado ao lifestyle de um personagem. E também o merchandising social, promovendo atividades sociais que não tem relação direta com consumo de bens.




4. PROMOÇÃO DE VENDAS


Objetivos:

Escoamento do produto 
Manutenção ou ampliação do consumo



A publicidade leva o consumidor ao produto. A promoção de vendas traz o produto até o consumidor. p.40



  • Tipo de promoção (meios utilizados)
  • Objetivo da promoção
  • Verba para promoção
  • Calendário promocional




5. PESQUISA DE MERCADO E PESQUISA MOTIVACIONAL

(Busca-se prever resultados)

  • Conhecer a necessidade do mercado
  • Preferência nas escolhas do produto
  • Concorrência 


Contribui para:


> Planificação da produção

> Oportunidades e riscos

> Minimizar o risco na tomada de decisões 

> Construção de imagem

> Ajustes no composto mercadológico

> Performance e monitoramento 



Qualitativa > ideal para comportamento de compra

Quantitativa > ideal para compreensão numérica



PESQUISA MOTIVACIONAL

(compreender por que as pessoas agem de determinada forma)

  • Possibilita uma melhor estratégia do fabricante, para orientar o consumo do público. Trabalha com a percepção de compensação proporcionada ao cliente. 
  • Propaganda utiliza influências “ocultas”, causando associações emocionais.

Se os entrevistados não podem identificá-lo pelo gosto, a pesquisa motivacional revela que a atração do produto é apenas psicológica e motivacional. p. 65


Exemplificado pelos testes cegos. 

Exemplificado pelo consumo de bebidas e personalidades.





6. REFERÊNCIAS


“Sumiço” de 3 milhões de brasileiros no censo do IBGE preocupa governo | CNN 360º


Propaganda: Teoria, Técnica e Prática - Capítulo 1


Teorias da Comunicação - Prof. Arnaldo Vieira


Interbrands: Ranking marcas brasileiras mais valiosas 22/23


Resultado do Censo 2022 surpreende especialistas: 'É inesperado, inusitado'


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